Amamentação: presente especial de mãe para filho

InícioNotíciasNotícias FAPESAmamentação: presente especial de mãe para filho
agosto dourado
O leite materno é o melhor presente que o bebê pode receber da sua mãe, pois possui todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Ele deve ser consumido de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida e como complemento alimentar até os dois anos de idade. 
 
A fim de incentivar que as mães amamentem os seus bebês, o mês de agosto passou a ser conhecido como Agosto Dourado, com a cor dourada representando o padrão ouro de qualidade do leite materno. 
 
A amamentação estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos. Para o bebê, além de ser de fácil digestão, o leite humano provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração, e protege a criança de doenças como anemia, alergias, infecções e obesidade. Para a mãe, minimiza o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.
 
Cientes disso, a FAPES e o BNDES adotaram medidas para atender as colaboradoras que precisam conciliar a vida profissional com a maternidade recente, incentivando a amamentação por meio de diversas ações. Além da ampliação da licença-maternidade, as colaboradoras têm acesso ao Espaço Deleite, um ambiente equipado e preparado para a continuidade do aleitamento mesmo após o retorno ao trabalho, trazendo conforto e permitindo o armazenamento adequado do leite. 
 
Se você está grávida, entre em contato com o Serviço Social da Fundação para receber informações importantes sobre os cuidados no período da gestação e do pós-parto. A FAPES oferece, ainda, a cartilha A Família está Crescendo, com orientações importantes para auxiliar os pais sobre os cuidados com o bebê e a saúde da mãe. 
 
Leite materno: um presente feito sob medida para o bebê crescer forte e saudável.