Abril, mês da saúde

Abril, mês da saúde
A FAPES, como operadora do PAS, está apoiando a campanha promovida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por ocasião do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07/04, para combater dois problemas de saúde que vêm se agravando no Brasil e no mundo: a depressão e a obesidade.
 
Depressão
A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão, com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”), reforçando maneiras de prevenir a depressão e também de tratá-la.
 
Segundo a OMS, o número de pessoas que vive com depressão está aumentando e as mulheres são mais afetadas do que os homens. A estimativa é de que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com essa patologia no mundo. Ela é a principal causa de incapacidade e contribui bastante para a carga global de doenças. 
 
Embora existam tratamentos eficazes conhecidos, menos da metade dos afetados no mundo (em muitos países, chega a menos de 10%) recebe tais cuidados. Os obstáculos ao tratamento eficaz incluem a falta de recursos, a carência de profissionais treinados e o estigma social associado aos transtornos mentais. É de suma importância diferenciar a tristeza da depressão, bem como estar atento ao fato de que esta doença, muitas vezes, é silenciosa e devastadora quando não tratada. Sendo necessário, não deixe de procurar a rede credenciada do PAS para você ou seus dependentes.
 
 
Obesidade 
A OMS também aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde no mundo. No Brasil, mais de 50% da população adulta está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, o índice está em torno de 15%.
 
O consumo alimentar é considerado um marcador de padrões saudáveis e não saudáveis de alimentação e é apontado como um indicador importante para identificar os indivíduos em risco.
 
No enfrentamento do sedentarismo, ressalta-se outro indicador preconizado pela OMS, que é a frequência da prática de atividade física - equivalente a 150 minutos de atividade moderada por semana.
 
É importante lembrar que a FAPES disponibiliza aos beneficiários o programa EXAMINA, que visa prevenir e reduzir os fatores de riscos cardiovasculares e metabólicos, entre eles o sobrepeso. Os inscritos no programa têm acompanhamento de médicos endocrinologistas, nutricionistas e psicólogo que orientam sobre hábitos saudáveis de forma personalizada. Saiba mais sobre o Programa EXAMINA
 
 
Quer saber mais?
Clique aqui e leia o Guia Alimentar, elaborado pelo Ministério da Saúde, com orientações e um teste para auxiliar na mudança de hábitos alimentares.