MasterCard vai substituir senha nos cartões por selfies e impressão digital

InícioEducação Financeira e PrevidenciáriaNotíciasMasterCard vai substituir senha nos cartões por selfies e impressão digital
Homem segura o celular para tirar uma selfie
Por Júlia Miozzo – Infomoney
 
Após anunciar que seria a primeira operadora a trazer os pagamentos por tokenização ao Brasil, a MasterCard anunciou que vai lançar uma nova tecnologia móvel que vai permitir que os usuários autentiquem suas compras online tirando selfies ou com a leitura de impressão digital.
 
Segundo o CNN Money, a tecnologia será lançada a princípio nos grandes bancos dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e alguns países europeus nos próximos meses. Em até cinco anos, pessoas do mundo inteiro utilizarão a tecnologia.
 
Os consumidores que desejarem testar a autenticação por selfies terão que fazer o download de um aplicativo especial da MasterCard. Através dele, o rosto ou impressão digital será autenticado para prova que são os proprietários do cartão e não outra pessoa – além disso, haverá um mecanismo que vai garantir que a foto é tirada na hora, e não uma foto tirada anteriormente.
 
A MasterCard afirma que ainda está trabalhando em outras formas de autenticar as compras, como um monitor cardíaco no consumidor, escaneamento de íris e reconhecimento de voz.